quinta-feira, 14 de abril de 2016

Um final que não poderia ser de outra maneira

Em uma temporada assombrosa do Los Angeles Lakers, algo que infelizmente vem sendo constante nos últimos anos, uma bomba abalou a todos ainda no início da temporada: Kobe Bryant anunciou a sua aposentadoria. Era o fim já declarado de uma era maravilhosa e de um jogador incrível, fazendo das palavras da lenda Magic Johnson as minhas, o mais próximo de Michael Jordan que pudemos ver.
A notícia tornou esta temporada um tour de despedida desse gênio das quadras, nada mais importava, além dos jovens jogadores do time evoluírem e ganharem experiência, claro. O torcedor do time viveu um dilema angustiante: Assistir uma temporada péssima do time, mas ao mesmo tempo, torcendo para ela não acabar, para adiar ao máximo o que era inevitável, a despedida de Kobe.
Ao se despedir de cidade em cidade, Kobe tornou essa temporada uma droga! Exatamente por ter feito ela passar tão rápido. Quando piscamos os olhos, abril já tinha chegado, trazendo a reta final de um Black Mamba todo remendado, mas enfrentando as lesões e todos os problemas que aparecessem no alto dos seus 37 anos de idade, para aproveitar seu último ano ao máximo, indo até o limite para fazer os fãs mais felizes, e quando digo isso, é sobre os fãs de todos os times da NBA.
Tudo se resumiu no jogo de ontem, 13/04/2016, o Mamba Day, nomeado pela Nike e aderido pelos fãs. Uma série de homenagens lindas foram feitas para ele, por vários jogadores, de vários esportes:


E também por aqueles que sempre o odiaram:


O cenário da despedida foi cuidadosamente criado no Staples Center e em toda a sua volta. O jogo era contra o Utah Jazz, o curioso é que semanas antes, o mesmo Jazz tinha proporcionado a pior derrota da história do Lakers, 48 pontos de diferença (empatado com a derrota sofrida para o Clippers). O time de Utah havia sido eliminado horas antes, com a vitória do Rockets. Quem pensou que eles tirariam o pé por causa da despedida de Kobe, errou, mas foi o mais justo, já que tudo que Kobe Bryant conseguiu em sua carreira, foi por conta do seu esforço, do seu trabalho duro, vontade de vencer, e esse jogo resumiria o que foi a carreira dele.
O Jazz dominou as ações durante todo o jogo, enquanto isso, o esquema tático do Lakers era dar a bola pro Mamba, que de vez em quando esquentava e acertava tudo. O Lakers chegou a ficar próximo no placar poucas vezes, até o último quarto, onde a mágica aconteceu. 
Eu botei isso no meu Twitter ainda no 3º quarto do jogo:

Bom, realmente era ideal, mas para uma despedida de um jogador desse calibre, o ideal não bastava, era muito pouco. E para os haters, que diziam que ele só estava com uma pontuação alta porque estava chutando demais, um silêncio absoluto, ou uma última demonstração de que ele é capaz de ganhar o respeito de todos. Até 1 minuto e 40 segundos restantes de jogo, o Jazz liderava por 8 pontos, mas o que ninguém espera aconteceu, depois de ter feito isso milhares de vezes, ele fez mais uma vez, no dia mais especial:

Em nenhum momento durante as homenagens ele balançou, mas depois de acertar a cesta da virada, sendo ovacionado pela torcida, fazendo o Staples Center tremer mais uma vez, Kobe deu sinais de que estava emocionado, uma última vez fazendo tudo aquilo, um momento indescritível. Depois de ter se declarado ao basquete em sua carta anunciando sua aposentadoria, ontem foi a vez do basquete se despedir de Kobe Bryant, da melhor forma possível, um final que não poderia ser de outra maneira.
E pra quem gosta de números, a última partida de Kobe Bryant na NBA:
-60 pontos!
-44% de aproveitamento nos chutes
-4 rebotes
-4 assistências
-O jogador mais velho a conseguir marcar 60 pontos.
-O segundo jogador a marcar mais de 40 pontos em todos os times da liga (junto com Bob Pettit)
Kobe. Bean. Bryant. 13.04.2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário