domingo, 21 de fevereiro de 2016

A história do Detroit Pistons


O Detroit Pistons foi fundado em 1941, quando a franquia ainda nem era de Detroit, e sim de Indiana. Indiana? Sim, era o Fort Wayne Zollner Pistons e jogava na NBL (National Basketball League). Mas por quê esse "Zollner"? Zollner é o nome dos fundadores do Pistons, Fred e Janet Zollner. O Fort Wayne era uma potência da NBL, chegou em 5 finais e faturou dois títulos consecutivos (1944 e 1945).

Na temporada 1946/47, a NBL começou a perder vários talentos para a BAA (Basketball Association of America), fato que continuou ocorrendo na temporada seguinte e fez com que Zollner fechasse um acordo com a BAA. A união entre NBL E BAA ganhou força com essa mudança do Pistons e em 1949 surgiu a NBA.
Fred Zollner tirou seu sobrenome do time, que se tornou apenas Fort Wayne Pistons. O time ganhou 2 títulos de conferência (1955 e 1956), mas não teve força suficiente para vencer seu primeiro título da NBA, caindo para o Syracuse Nationals em uma série dura e traumática, com a perda no jogo 7 por 92-91, e para o Philadelphia Warriors por 4-1.
Com o Pistons sendo uma das forças da NBA, Zollner sentiu a necessidade de ir para uma cidade com mercado maior, nada contra Fort Wayne, que era uma cidade apaixonada pelo basquete. A franquia se mudou para Detroit em 1957 e formou o time que todos nós conhecemos hoje em dia. Cara, foi uma combinação perfeita, o time dos "Pistões" na cidade que vive um amor eterno por veículos automotores.
Dave Bing e Bob Lanier
O Detroit teve grandes jogadores, o seu 1º grande jogador foi draftado em 1966, se tratava do armador Dave Bing. Bing se diferenciava dos armadores da época, pois tinha um estilo bem agressivo e pontuava bastante, ele foi o novato do ano em 1966 e cestinha da liga em 1968. Outra importante aquisição foi Bob Lanier, outro jogador que teve sua camisa aposentada pelo Pistons. Mesmo com muito talento, nem Lanier e nem Bing não conseguiram levar a franquia ao título, o time era marcado por talentos individuais e um elenco fraco.
Isiah Thomas, Bill Laimbeer e Vinnie Johnson
O tempo foi passando e o time não conseguia repetir o sucesso dos tempos de NBL e do início da NBA. O time só foi se encontrar na década de 80. Tudo começou com o Draft de 1981, quando armador/lenda da NBA, Isiah Thomas (curiosamente da universidade de Indiana) foi draftado. O Pistons ainda adquiriu o pivô Bill Laimbeer e o armador Vinnie Johnson em 1982. Esse trio foi a primeira base do grande time que estava por vir.
Joe Dumars
Em 1984, depois de um longo tempo batalhando, o Pistons fez uma boa campanha, conseguiu o 4º lugar na conferência leste e foi aos playoffs, o que se tornou um fato constante. A inexperiência pesou e o time caiu para o New York Knicks na primeira rodada por 3-2. Em 1985, Joe Dumars (outra peça chave) foi draftado, um novo 4º lugar no leste, mas dessa vez o time varreu o New Jersey Nets na primeira rodada, porém o desafio nas semifinais foi imenso, contra o Celtics de Bird, que venceu a série por 4-2.
Tudo começaria a mudar em 1986. O técnico Chuck Daly e o líder do time, Isiah Thomas, decidiram que para conseguirem alcançar maiores objetivos, teriam que jogar mais agressivamente, e quando eles diziam agressivamente, não estavam de brincadeira, os Bad Boys nasceram ali. A decisão veio após mais uma eliminação nos playoffs, dessa vez para o Atlanta Hawks, que ganhou a série muito por ser um time mais atlético. Com John Salley, Dennis Rodman, ambos vindos do draft de 1986 e Adrian Dantley adquirido em uma troca com o Utah Jazz, os bad boys estavam totalmente formados em 87. Depois de ficarem em 3º lugar e eliminarem o Wizards e Hawks, era hora de enfrentar o Celtics na final da conferência (fato que não ocorria desde 1961). O estilo de jogo agressivo não conseguiu render a eles o título de conferência daquele ano, mas chegou bem perto disso, perderam no jogo 7 em Boston, mas aquele foi o jogo para confirmar que aquele estilo viria a dar certo logo logo.
Os Bad Boys
A evolução do time de Detroit era notável, em 88 a franquia chegou ao 2º lugar no leste, ficando atrás do Celtics por apenas 3 vitórias. Nos playoffs, o Pistons passou por Wizards, Bulls de Jordan (o que marcaria o primeiro duelo entre jordan vs bad boys) e na final do leste, a vingança contra o Celtics, vencendo o título da conferência por 4-2. Aquela foi a primeira final do Pistons desde que a franquia se mudou para Detroit. A ótima temporada do Pistons não foi suficiente para derrotar uma impecável temporada do Los Angeles Lakers, que venceu a final por 4-3.
O primeiro título do Detroit Pistons
Quanto mais a torcida de Detroit teria que esperar para comemorar um título? O ano do Pistons chegou: 1989. Quem não torcia para o Detroit odiava aquele time, consideravam um time sujo, porém para o Pistons aquilo não importava, o que importava era a obsessão pelo título. A temporada 1988/89 começava com a mudança do time para a sua atual arena: The Palace of Auburn Hills. Com a nova casa, veio um novo ânimo, o time fez a melhor campanha da história da franquia, com 63 vitórias e 19 derrotas, liderando o leste e a liga. Nos playoffs, uma atuação avassaladora, varrendo o Boston, o Bucks, um 4-2 no Bulls na final do leste, e um sonoro 4-0  na final da liga contra o Lakers! O primeiro título em Detroit finalmente chegou, Joe Dumars foi o MVP das finais.
A comemoração do 2º título
No ano seguinte, o Detroit não tirou o pé do acelerador. Liderou o leste com 59 vitórias, varreu o Pacers, eliminou o Knicks por 4-1 e teve seu maior teste, enfrentar o Chicago Bulls com um Michael Jordan irritado e sedento por seu primeiro título. O jogo foi marcado pelas faltas duríssimas em MJ, no final os bad boys levaram a melhor mais uma vez, vencendo o jogo 7 e conquistando seu 3º título de conferência consecutivo. A final foi contra o Portland Trail Blazers, o Pistons perdeu o segundo jogo em casa e foi com 1-1 para Portland, lugar onde não conseguia uma vitória desde 1979. Entretanto o tabu não atrapalhou, o Pistons venceu as 3 partidas levou o seu 2º título para casa. Isiah Thomas foi o MVP das finais.
Em 1991, o Detroit já não era o favorito, foi o 3º no leste, atrás de Bulls e Celtics. Nos playoffs, passou por Atlanta e surpreendeu o Boston, chegando a mais uma final de conferência, novamente contra o Chicago Bulls. Desta vez com um roteiro bem diferente, o Bulls venceu por 4-0 com atuações magnificas de Jordan, era o fim de uma das melhores eras do Pistons e o começo de uma dinastia do Bulls.
A imagem que marcou o fim da era dos bad boys.
O time foi caindo de rendimento e se desmontando, Laimbeer e Thomas se aposentaram, outros jogadores foram trocados, os novos jogadores não vingaram. Em 1999, Joe Dumars se aposentou como jogador e em 2000, assumiu a presidência do Detroit Pistons e começou o processo de reconstrução do elenco a cada temporada. Aos poucos, contratou Ben Wallace (2000), o técnico Rick Carslile, que levou o time a primeira vitória de playoffs desde 1991. Em 2002, contratou Chauncey Billups, Richard Hamilton e draftou Tayshaun Prince. O time voltou aos playoffs e chegou a final de conferência, fato que não ocorria desde 1991, mas foi eliminado pelo Nets.
3º título do Pistons
Mesmo após uma ótima temporada, Carslile foi demitido devido a desentendimentos com Dumars e alguns jogadores. Larry Brown assumiu o comando da equipe. A peça final do time chegou, Rasheed Wallace foi contratado em Fevereiro de 2004 para cuidar do garrafão do Pistons. O time ficou em 3º lugar com 54 vitórias, passou por Bucks, se vingou do Nets nas semifinais, venceu seu 6º título de conferência em cima do líder e favorito Indiana Pacers. A final era contra o então tricampeão Los Angeles Lakers, de Kobe Bryant, Shaquille O'Neal, Gary Payton e Karl Malone. Os Lakers eram favoritos, mas o Pistons mostrou sua força e surpreendeu a todos com um 4-1, vencendo seu 3º título da NBA, Billups foi o MVP das finais
O excelente quinteto do Pistons: Hamilton, Prince, Rasheed Wallace, Billups  e Ben Wallace.
Em 2005, mais uma bela temporada, terminando em 2º no leste e chegando a final da liga outra vez, depois de eliminar o Heat em 7 jogos duríssimos. O time caiu na final para o forte San Antonio Spurs de Popovich, Parker, Duncan e Ginobili em mais uma longa série de 7 jogos. O time se manteve entre os melhores nas três temporadas seguintes sob o comando técnico de Flip Saunders, onde chegou nas finais de conferência, porém acabou sendo derrotado nas três oportunidades, uma para o Heat, outra para o Cavaliers e a última para o Celtics.
Andre Drummond carrega o presente e futuro do Pistons
Desde 2008 o Pistons não chega em uma final de conferência, na atual temporada o time está brigando por um lugar nos playoffs e depois da janela de transferências deste ano, se tornou favorito para chegar na pós temporada. O elenco é novo e tem como principal destaque o jovem pivô, líder de rebotes da liga e também monstro, Andre Drummond, o time tem um bom potencial para o futuro.

Curiosidades do Detroit Pistons
1.O nome "Pistons" faz referência à fábrica de pistões de Fred e Janet Zollner, e por coincidência da vida, futuramente acabou combinando demais com a cidade de Detroit, conhecida como "Motor City". 
2.A era Zollner acabou em 1974, com a venda da franquia para Bill Davidson, que permaneceu no comando da franquia até sua morte, em 2009.
3.No jogo 6 da final contra o Lakers em 1988, Isiah Thomas torceu o tornozelo e mesmo sentindo muitas dores, a vontade de vencer era maior, ele continuou em quadra e anotou 25 pontos em um único quarto, até hoje é a maior pontuação de um quarto em uma final de NBA.
4.No jogo 5 da final contra o Blazers, o Portland estava perdendo por 90-83 nos últimos 2 minutos de jogo, com uma virada sensacional e a cesta do título convertida por Vinnie Johnson com 0,07 no relógio. O chute virou um apelido carinhoso de 007 para Johnson.
5.O fim da era dos Bad Boys foi marcado pela final de 91, quando o time se retirou de quadra antes de terminar o jogo 4 contra o Bulls, sem apertos de mão e comprimentos aos jogadores do Chicago.
6.No jogo 3 das finais contra o Lakers, o Pistons com uma poderosa defesa, permitiu apenas 68 pontos do time de Los Angeles, a pior pontuação da história do Lakers.
7.Em 2005, Bill Davidson, dono do Pistons e do Tampa Bay Lightning (NHL) foi o primeiro a ser campeão da NBA e NHL em um mesmo ano.

3 comentários:

  1. Cara, parabéns pelo trabalho, eu tbm curto saber as histórias dos times e tenho um site, gostaria de saber se toparia uma parceria. Qualquer dúvida manda um e-mail basquetebau@gmail.com
    Obrigado e parabéns

    ResponderExcluir
  2. mano dou muito valor a história da Nba e do meu time ai é delicia parabens e vamos divulgar esse blog

    ResponderExcluir
  3. mano dou muito valor a história da Nba e do meu time ai é delicia parabens e vamos divulgar esse blog

    ResponderExcluir